Imprimir Republicar

Pesquisa BRASIL

Metais pesados

Programa veiculado no dia 19 de dezembro de 2014

Depois de investigar mais de 12 mil caranguejos do litoral paulista, a equipe do biólogo Marcelo Pinheiro, do campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em São Vicente, verificou que os crustáceos da região estão acumulando metais pesados em níveis superiores aos permitidos por lei. Por telefone, o pesquisador conversou com Fabrício Marques sobre os principais resultados do estudo e os desafios para controlar a contaminação dos manguezais.

Também nesta edição, o professor Carlos Morales, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), apresenta o projeto Chuva Online, uma nova tecnologia de monitoramento meteorológico de baixo custo que poderá ser adotada por pequenas e grandes cidades.

E o arquiteto e vereador Nabil Bonduki (PT), professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, comenta o lançamento do livro “Os Pioneiros da habitação social”. Publicado pela editora UNESP e Sesc-SP, o livro aborda a história, os fundamentos e as práticas da política habitacional no Brasil ao longo do século passado até hoje e os avanços e retrocessos arquitetônicos no mesmo período.

Programação Musical:
Samba do avião – Gilberto Gil
Vendedor de Carangueijo – Gilberto Gil
Manguetown – Chico Science e Nação Zumbi
O cheiro da Carolina – Luiz Gonzaga

Apresentação: Fabrício Marques
Gravação e montagem: Beto Alves
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/12/Pesquisa-Brasil-19-dez.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3