Astronomia

Milhares de estrelas com nitidez, em uma única imagem

Nebulosa da Tarântula: maior e mais brilhante região de formação das estrelas próxima da Via Láctea

NASA, ESA, CSA e STSCI

O telescópio espacial James Webb continua produzindo imagens extraordinárias. Em setembro foram divulgadas mais algumas, dessa vez de milhares de estrelas jovens nunca vistas que formam um berçário estelar chamado 30 Doradus, apelidado de Nebulosa da Tarântula por causa de seus filamentos. O Webb expôs também a estrutura detalhada e a composição do gás e da poeira da nebulosa, uma das favoritas dos astrônomos que estudam a formação de estrelas. A 161 mil anos-luz de distância da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã que orbita a Via Láctea, a Nebulosa da Tarântula é a maior e mais brilhante região de formação das estrelas quentes e massivas do chamado Grupo Local, as galáxias mais próximas da nossa. Nas imagens, estrelas jovens massivas se aglomeram e brilham em azul-pálido. As áreas vizinhas da nebulosa, mais densas, resistem à erosão dos ventos estelares e formam pilares com estrelas em formação. Em outra foto, as estrelas quentes desaparecem, o gás e a poeira mais frios brilham e aparecem pontos de luz, que indicam protoestrelas embutidas, ainda ganhando massa.