Tecnociência

Milhões de anos mais velho

CARLOS JARAMILLO/STRI

Andes: sedimentos na base contam origem da cordilheiraCARLOS JARAMILLO/STRI

As falhas geológicas responsáveis pelo soerguimento dos Andes na Colômbia entraram em atividade há 25 milhões de anos, 18 milhões antes da data até agora aceita para o início da formação dessa parte da cadeia montanhosa. Essas conclusões resultam de análises de minerais e grãos de pólen do leste dos Andes colombianos, que ainda não haviam sido datados. Essa parte da cordilheira é mais antiga que os Andes centrais, que começaram a se formar há apenas cerca de 10 milhões de anos, segundo Maurício Parra, que recentemente terminou o doutorado na Universidade de Potsdam, Alemanha, e se mudou para a Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian (STRI), no Panamá, e Ecopetrol, na Colômbia, participaram desse estudo, detalhado no Geological Society of America Bulletin. Saber quando os Andes se formaram é importante para entender os movimentos mais remotos de animais e de plantas e para os engenheiros procurarem petróleo, comentou Carlos Jaramillo, cientista-chefe da equipe do Panamá.