Brasil

Mobilização agora na Câmara

A eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para presidir a Câmara dos Deputados reacendeu a preocupação dos cientistas com o destino da pesquisa de células-tronco no projeto de lei de Biossegurança. O texto aprovado no Senado permite a pesquisa de células de embriões congelados há mais de três anos em clínicas de reprodução humana, que acabariam descartados. Teme-se que Cavalcanti, parlamentar católico, ceda à pressão dos deputados das bancadas católica e evangélica, que se opõem à manipulação de embriões.

O presidente da Câmara prometeu colocar o projeto em pauta, mas há articulações no sentido de votar em separado a questão das células-tronco. Pesquisadores e entidades civis planejam promover audiências públicas na Câmara para mobilizar os deputados.

“Vamos procurar o presidente da Câmara, apresentar nossos argumentos e mostrar as vítimas de doenças que podem se beneficiar das pesquisas”, diz a geneticista Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo, que lidera a mobilização. O deputado Severino Cavalcanti evitou alimentar a polêmica. Prometeu ouvir os cientistas antes de se posicionar.