guia do novo coronavirus
Imprimir Republicar

Divulgação Científica

Museu da Unicamp realiza exposição sobre cor e luz

Iniciativa faz parte das comemorações do Ano Internacional da Luz

Em comemoração ao Ano Internacional da Luz, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promove a exposição interativa Cor da luz: o código das cores. O objetivo é explicar o conceito de luz e suas aplicações, como os raios-x, entre outras, por meio de painéis, montagens, jogos e vídeos, além de destacar a importância das tecnologias baseadas em luz para promover o desenvolvimento sustentável e enfrentar desafios globais em energia, educação, agricultura e saúde.

A exposição aborda também o conceito de cor. De acordo com a curadora e idealizadora da exposição Maria José Santos Pompeu Brasil, professora do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, a ideia é apresentar a crianças, jovens e adultos os diferentes processos envolvidos na geração das cores, como o funcionamento dos monitores, impressoras, câmaras fotográficas e a fabricação de tintas, explicando efeitos como o arco-íris e o pôr-do-sol vermelho, fenômenos reproduzidos por meio de aparatos interativos. “Esperamos atrair cada vez mais pessoas aos museus de ciência para aprender mais sobre cor e luz e suas relações com a química, física e a neurociência, entre outras áreas”, diz Maria Brasil.

A exposição conta com o apoio da FAPESP e é resultado da parceria entre os três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) sediados na Unicamp: o Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas (OCRC), o Centro de Engenharia e Ciências da Computação (eScience) e o Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (Brainn).

A exposição Cor da Luz: o código das cores é gratuita, fica em cartaz até o final do ano e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h00 às 18h. O Museu Exploratório de Ciências fica no campus da Unicamp, na Av. Alan Turing, 1500, em Campinas. É possível agendar visitas de grupos escolares pelo telefone (19) 3521-1810. Para mais informações, acesse: https://www.cordaluz.mc.unicamp.br/index.php

Republicar