Imprimir Republicar

Sem categoria

Nanofotônica promete avanços na tecnologia de computadores

Programa veiculado no dia 18 de setembro na Rádio USP

Em comemoração ao Ano Internacional da luz, promovido pela ONU, a edição de setembro da Revista Pesquisa FAPESP apresenta estudos sobre o uso microscópico da luz que podem produzir grandes transformações na tecnologia do cotidiano nos próximos anos. Entre eles, estão os chips nanofotônicos de silício. Assim como os chips de silício convencionais, os chips nanofotônicos são feitos de peças eletrônicas microscópicas. Em vez de serem integrados por circuitos de fios metálicos, os chips nanofotônicos se comunicam por sinais de luz. Assim, transmitem informação em uma velocidade muito maior e quase não convertem a energia elétrica em calor.

Ouça a entrevista com Gustavo Wiederhecker, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp:

Também nesta edição, o professor Luiz Orlando de Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa apresenta pesquisa que analisa a constituição genética de sementes do Faveiro de Wilson. O Faveiro de Wilson é uma árvore frondosa do cerrado de Minas Gerais que está criticamente ameaçada de extinção. A árvore foi descrita apenas em 1969 e, uma década atrás, só 20 exemplares dela haviam sido encontrados. Uma estratégia de preservação que incluiu a procura de mais árvores pelo território mineiro, o levantamento de seu perfil genético e a reprodução em viveiros estão reduzindo as chances de que a espécie desapareça.

Ouça a entrevista com Luiz Orlando de Oliveira:

Também nesta edição,  Cristóforo Scavone, do Laboratório de Neurofarmacologia Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas da USP explica como casos de insuficiência renal podem  desencadear inflamações neurais. Em alguns casos, essas inflamações são capazes de afetar o funcionamento do cérebro, gerando complicações como perda de memória e até demência.

Ouça depoimento de Cristóforo Scavone:

Músicas:

Mão e Luva – Roberta Sá