Física

Nova definição do quilograma

RANDY MONTOYA/SANDIA No Sandia, amostra de 1 quilogramaRANDY MONTOYA/SANDIA

O quilograma, a unidade internacional de massa, poderá, em breve, ser redefinido. Hoje a medida de 1 quilo é definida pela massa de uma liga de platina-irídio armazenada na Agência Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, da sigla em francês), na cidade de Sèvres, perto de Paris. Vários países têm suas próprias cópias desse protótipo. O problema é que até mesmo a limpeza desses cilindros retira átomos de sua superfície, alterando seu padrão. Pesquisadores de várias partes do mundo argumentam que o ideal seria redefinir o quilograma tendo por base constantes universais, e não um artefato que pode sofrer algum tipo de dano. O objetivo de redefinir o quilograma, portanto, tem como base a redução de riscos. Existem várias propostas para uma nova definição do quilograma, como o watt balance, um método complexo de comparação de forças elétricas e mecânicas de alta exatidão, ou a contagem do número exato de átomos de um cristal de silício. Segundo pesquisadores do Laboratório Nacional Sandia, nos Estados Unidos, a adoção de uma unidade baseada em constantes físicas permitirá melhores medidas no futuro. Eles afirmam que o quilograma permanecerá valendo a mesma coisa – o que estará em questão é a maneira como ele será definido. E isso deve acontecer, na melhor das hipóteses, até 2011.