Fundação

Nova integrante do Conselho Superior da FAPESP

Léo Ramos Chaves A biomédica Helena Nader, nomeada em fevereiroLéo Ramos Chaves

A biomédica Helena Bonciani Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), passa a integrar o Conselho Superior da FAPESP. Um decreto assinado pelo governador de São Paulo, João Doria, e publicado em 5 de fevereiro no Diário Oficial nomeou a pesquisadora para um mandato de seis anos. Ela substituirá a médica Marilza Rudge, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo mandato terminou em dezembro de 2019. Na lista tríplice encaminhada ao governador constavam os nomes de Nader, com 292 votos; do físico Klaus Capelle, da Universidade Federal do ABC, que obteve 174; e do químico Joaquim de Araújo Nóbrega, da Universidade Federal de São Carlos,  que recebeu 138. A lista foi resultado de eleição realizada entre 16 e 20 de dezembro pelas instituições de ensino superior e pesquisa do estado de São Paulo. Nader é professora titular de biologia molecular e coordenadora do Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp), presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e copresidente da InterAmerican Network of Academy of Sciences (IANAS). Suas pesquisas envolvem a química e a biologia de compostos formados por longas cadeias de açúcares (glicosaminoglicanos) que atuam no controle de hemorragias (hemostasia), na divisão e na transformação celular.