Tecnociência

Novos números para o Genoma Humano

O número de genes do homem continua a provocar surpresas. Os dois grupos que trabalharam no mapeamento no Projeto Genoma Humano, o consórcio público, liderado por Frank Collins, e a empresa privada Celera Genomic, do polêmico Craig Venter, calcularam o número de genes entre 26 mil e 31mil – antes do anúncio, a estimativa variava entre 80 mil e 140 mil. Diversos cientistas ao redor do mundo discordaram dos dados dos dois grupos e continuaram trabalhando para tentar chegar a resultados mais precisos.

Um estudo publicado na revista  Genome Biology acaba de trazer outra informação, bem distante da anunciada por Collins e Venter: o homem teria, na verdade, entre 65 mil e 75 mil genes. Tamanha diferença se justifica: achar e contar genes ainda não é uma ciência exata. A equipe liderada pelo pesquisador Bo Yuan, da Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, usou a base de dados do consórcio público para procurar agulhas no palheiro, informa a revista Economist (14 de julho).

Em seu trabalho, Yuan procurou usar técnicas e programas de computador diferentes dos usados tradicionalmente para procurar genes (o estudo está disponível no endereço: www.genomebiology.com/2001/2/7/research/0025/)