Tecnociência

O poderoso veneno das fêmeas

EDUARDO CESARCasal de jararacas: o macho é menor e menos perigosoEDUARDO CESAR

Venenos de machos e de fêmeas da mesma espécie de cobra podem ser diferentes e levar a reações distintas no organismo, concluiu uma equipe do Instituto Butantan que examinou exemplares de jararaca (Bothrops jararaca), abundante no Brasil. Já se sabia que machos e fêmeas eram morfologicamente diferentes: as fêmeas crescem mais e chegam a 1,2 metro, enquanto os machos raramente passam de 80 centímetros. Os estudos coordenados por Maria de Fátima Furtado e Solange Serrano, publicados na revista Toxicon, mostraram que a composição e as propriedades biológicas dos venenos de machos e de fêmeas também variam bastante. O veneno da jararaca fêmea causa uma hemorragia mais intensa e é mais letal, enquanto o dos machos é mais forte para promover a coagulação do sangue e para degradar músculos esqueléticos. Maria de Fátima reconhece que não é simples explicar as razões dessas diferenças, embora alguns benefícios, especialmente para as fêmeas, estejam mais claros. Enquanto os machos adultos mantêm o mesmo veneno e a mesma dieta de quando eram jovens, à base de lacraias, anfíbios e lagartixas, as fêmeas adultas, com um veneno mais poderoso, alimentam-se de presas maiores como  roedores. Podem assim crescer mais e, sendo mais corpulentas, podem manter um número maior de embriões dentro do corpo e produzir grandes ninhadas. Uma conclusão bastante prática, obtida a partir da análise dos registros de pessoas picadas por jararaca atendidas no hospital do Butantan: os acidentes mais graves são causados por fêmeas; os machos causam apenas lesões leves ou moderadas. Detalhe: as fêmeas produzem cinco vezes mais veneno que os machos.