era do gelo

Oásis na era do gelo

MUSEU DE GIBRALTARGibraltar: hoje (no alto) e há 30 mil anosMUSEU DE GIBRALTAR

Mais de 14 mil anos atrás, quando a maior parte da Europa estava debaixo de gelo, os homens de Neandertal sobreviviam no sul da península Ibérica. A revelação vem de fósseis encontrados na caverna de Gorham, em Gibraltar, que indicam que entre 32 mil e 10 mil anos atrás havia nessa região uma grande diversidade de formações vegetais típicas de um clima ameno (Quaternary Science Reviews). Mais informações sobre esses hominídeos vêm de seu material genético. Um grupo liderado pelo paleogeneticista Svante Pääbo, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha, anunciou em fevereiro ter completado um rascunho grosseiro – cerca de 60% – do genoma desses parentes próximos dos humanos modernos. Os resultados pre­­liminares indicam que os homens de Neandertal tinham a mesma versão do gene FOXP2, ligado à linguagem, que seus primos atuais, sugerindo que tinham capacidade de desenvolver a linguagem – talvez até falassem. O grupo ainda não encontrou indícios de cruzamento entre neandertais e humanos modernos, que alguns acreditam ter ocorrido.