guia do novo coronavirus

Ambiente

Óleo tem origem única

Manchas de óleo na praia Ponta do Mangue, no município de Maragogi, Alagoas, em outubro de 2019

Carlos Ezequiel Vannoni / Agência Pixel Press / Folhapress

Surge ao menos uma informação sobre a origem do petróleo que chegou a mil pontos do litoral brasileiro entre agosto de 2019 e janeiro deste ano, no maior acidente do tipo no país. O óleo é proveniente de uma única fonte, que, no entanto, permanece desconhecida. Pesquisadores brasileiros confirmaram a procedência comum a todo o óleo após a análise química de 11 amostras, coletadas em um trecho que vai da Bahia a Pernambuco. “A fonte comum a todo óleo sugere um único derrame”, conta o químico Rafael Lourenço, da Universidade de São Paulo (USP). Análises conduzidas por ele e pesquisadores da Bahia, de Sergipe e Pernambuco indicam que as amostras são compatíveis com óleo cru e sofreram pouca alteração no transporte até as praias. Elas ainda preservavam compostos leves, mais tóxicos para os ecossistemas marinhos (Marine Pollution Bulletin, julho). A identificação inequívoca da origem do óleo, segundo os autores, depende da disponibilidade de amostras originais ou da comparação com informações de bancos de características químicas de petróleo, de acesso restrito a empresas privadas.