resgate

Operação resgate

O governo da Rússia quer resgatar seu sistema de ciência e tecnologia, em declínio desde o colapso da União Soviética, e anunciou um investimento suplementar de US$ 3 bilhões nas universidades nos próximos 10 anos destinado à pesquisa voltada à inovação. A intenção é reduzir a dependência da Rússia em exportações de petróleo e gás e estimular o desenvolvimento tecnológico. Os recursos devem beneficiar principalmente as 12 universidades nacionais de pesquisa, que venceram uma disputa com mais de uma centena de instituições e recebem desde 2008 recursos para a modernização de laboratórios. Mas é prematura a esperança de criar versões russas de universidades de primeira linha, como Harvard ou Oxford, disse à revista Nature Konstantin Severinov, do Instituto de Genética Molecular de Moscou. Ele alerta que ainda é muito forte a influência da Academia de Ciências da Rússia (RAS), que emprega mais de 50 mil pesquisadores em 480 institutos. Segundo ele, a RAS tem um corpo de pesquisadores com escassas conexões com a comunidade internacional e nem sempre premia as melhores ideias. “Falta transparência”, afirmou.