Brasil

Os beija-flores e as folhas vermelhas

Normalmente, os beija-flores procuram flores vermelhas ou amarelas – de cores fortes, enfim. Mas nem sempre é assim. Uma equipe de biólogos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que uma espécie de bromélia de flores branco-amareladas, a Aechmea pectinata, encontrada na Mata Atlântica do litoral paulista, é visitada por beija-flores, que atuam como polinizadores, levando o pólen de uma planta a outra e, assim, viabilizando a fertilização. “Como as flores são pouco chamativas, são as pontas das folhas que ficam vermelhas quando a planta começa a florescer e atraem os polinizadores”, conta Maria Bernadete Ferreira Canela, responsável pelo estudo coordenado por Marlies Sazima e publicado no Annals of Botany.

Mas não é só a planta que depende de várias espécies de beija-flores, com destaque ao Thalurania glaucopis e ao Ramphodon naevius, os mais assíduos freqüentadores das flores dessa espécie de bromélia. Em seu levantamento de campo, realizado no Parque Estadual da Serra do Mar, no município de Ubatuba, Maria Bernadete verificou que a visitação dos beija-flores acompanha a produção de néctar, mais abundante e doce pela manhã, a partir das 6 horas, caindo ao longo do dia, quando o interesse das aves também é menor. “O beija-flor também depende da planta”, diz ela. Em cada inflorescência, de uma a 15 flores da Aechmea pectinata abrem-se a cada dia, por um período de 20 a 25 dias.