Tecnociência

Os chimpanzés já venceram a Aids

Se os resultados de estudos feitos na Holanda e nos Estados Unidos forem comprovados, estaria explicado o fato de os chimpanzés serem imunes ao HIV: eles seriam os descendentes de animais que sobreviveram à Aids (New Scientist, 24 de agosto). Depois de comparar genes do sistema imunológico humano com os de 47 chimpanzés em cativeiro, os pesquisadores das equipes de Ronald Bontrop, do Centro de Pesquisa Primata, de Rijswijk, na Holanda, e de Paul Gagneux, da Universidade da Califórnia, descobriram uma falha no genoma dos chimpanzés. Ela pode ser o resultado de uma luta pela sobrevivência travada há milhões de anos contra uma poderosa pandemia viral.

As duas equipes se debruçaram especificamente sobre um grupo de genes conhecido como MHC1. Esses genes codificam proteínas na superfície das células. Quando um vírus ataca uma célula, as moléculas de MHCI o agarram para permitir que o sistema imunológico o destrua antes que a infecção se espalhe. É preciso haver diversos tipos (alelos) de MHCI para combater diferentes espécies de vírus. Mas nos chimpanzés só existe cerca da metade dos alelos de MHCI encontrados no homem.

Como nos demais grupos genéticos, os chimpanzés apresentam uma variedade até cinco vezes maior que a dos seres humanos, os cientistas concluem que, talvez, há cerca de 2 ou 3 milhões de anos, os macacos tenham passado por um processo de “seleção cirúrgica”. Para sobreviver a um vírus mortal – e aí o HIV é forte candidato -, teriam simplesmente abortado os genes de MHCI que não contribuíam para sua imunidade.