Tecnociência

Os dentes do mais antigo orangotango

Uma nova espécie de hominídeo encontrado na Tailândia, com estimados 12 milhões de anos, tornou-se o parente mais remoto dos atuais orangotangos (Pongo pygmaeus). Um grupo de pesquisadores franceses ligados ao Laboratório Europeu de Radiação Síncrotron (ESRF) chegou a essa conclusão comparando os 18 dentes do fóssil com a dentição de outros primatas antigos.

Por meio de uma técnica chamada microtomografia, fizeram modelos tridimensionais da estrutura de cada dente e da mandíbula do macho e da fêmea da nova espécie, batizada de Lufengpithecus chiangmuanensis, com uma resolução de 1 milionésimo do metro. “Nunca teremos certeza de que se trata de um ancestral direto, mas é algo bastante próximo”, diz Jean-Jacques Jaeger, paleontólogo da Universidade de Montpellier, na França, e um dos autores desse trabalho, publicado na Nature. A hipótese ganha força com o fato de que havia pólen fossilizado junto com os dentes, sugerindo que a nova espécie viveu em uma floresta tropical, tal qual os atuais orangotangos.