doença

Os genes do causador da coccidiose aviária

Criação de aves: doença ataca o trato gastrointestinal dos animais e causa prejuízos

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) catalogou os genes de três importantes espécies de protozoários (Eimeria acervulina, E. maxima e E. tenella) causadoras da coccidiose aviária, doença que acomete o trato gastrointestinal das aves causando grandes prejuízos à criação (International Journal for Parasitology, janeiro 2012). Em vez de sequenciar o genoma do organismo, o grupo de pesquisa liderado pelos professores Alda Madeira e Arthur Gruber, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, escolheu como alvo os RNAs mensageiros, moléculas transcritas a partir do genoma que codificam as proteínas de um ser vivo. Os pesquisadores compararam os padrões de expressão gênica em seis diferentes estágios da vida do parasita e encontraram associações claras entre a posição desses estágios no ciclo de vida do protozoário e os seus respectivos perfis gênicos. O conhecimento dos genes transcritos e de seus padrões de expressão pode levar a um entendimento mais amplo dos mecanismos moleculares que controlam a via parasitária e, com isso, ao desenvolvimento de estratégias mais específicas de combate da doença, como uma nova geração de medicamentos ou a identificação de possíveis moléculas candidatas à composição de vacinas.