Tecnociência

Os insetos e a qualidade da água

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) testaram com sucesso um método de avaliação ambiental, em uso nos Estados Unidos e na Europa, que aponta o grau de contaminação dos rios. Chamada Conceito de Rio Contínuo, essa técnica faz uma previsão de como as comunidades biológicas se organizam da cabeceira à foz de um rio, de acordo com a largura, profundidade, vazão, vegetação e poluição. A equipe coordenada por Darcílio Fernandes Baptista estudou as comunidades de invertebrados, sobretudo insetos, do rio Macaé, no sudeste do Rio.

A variação nas populações, determinada pela concentração de substâncias químicas e dejetos orgânicos, indicou as áreas dos rios mais afetadas e as mudanças na biodiversidade. O plano agora é analisar outros rios, de modo a contribuir para a implantação de uma nova metodologia de avaliação de água no Brasil, hoje realizada por análises químicas, físicas e bacteriológicas, e facilitar os procedimentos de redução do impacto ambiental.