Tecnociência

Os poderes do alho contra bactérias

Vários estudos científicos já confirmaram a eficácia do alho como bactericida. A dúvida que ainda pairava era se o alho é tão bom para matar bactérias e fungos, não será também danoso a microrganismos benéficos? O pesquisador David Lloyd e sua equipe da Universidade Cardiff, da Inglaterra, expuseram a bactéria intestinal Escherichia coli e o Lactobacillus casei a diferentes concentrações de extrato de alho.

O extrato foi tóxico para ambas, mas E.coli, que pode causar intoxicação alimentar, foi quase dez vezes mais suscetível que L.casei, que ajuda na digestão. O fato de o alho ser menos danoso a L.casei não prova que outros microrganismos benéficos sejam igualmente resistentes, mas os estudos reforçam a idéia de que ele possa ser usado como antibiótico.

Até agora, não se detectou resistência bacteriana ao alho, provavelmente porque ele contém uma mistura de várias substâncias, em vez de um simples agente. O alho poderia, ainda, ser uma alternativa a substâncias corrosivas como a água sanitária para descontaminar equipamentos e construções após ataques de armas químicas.