Política C&T

Os projetos aprovados

A FAPESP já aprovou formalmente cinco projetos que integram o Biota-FAPESP (Programa de Pesquisas em Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo). O primeiro, Diversidade de Peixes de Riachos e Cabeceiras da Bacia do Alto Rio Paraná no Estado de São Paulo, é coordenado por Ricardo Macedo Corrêa e Castro, da USP de Ribeirão Preto, e Naércio Menezes, do Museu de Zoologia da USP. Já o segundo projeto tem como tema a Conservação e Uso Sustentável da Diversidade Vegetal do Cerrado e da Mata Atlântica: Diversidade Química e Prospecção de Novas Drogas.

A coordenação é de Vanderlan da S. Bolzani, da Unesp de Araraquara, e Maria Cláudia Marx Young, do Instituto de Botânica. Outro projeto focaliza a Diversidade das Interações entre Vertebrados Frugívoros e Plantas da Mata Atlântica. A coordenação é de Wesley R. Silva, da Unicamp. O quarto projeto, Consolidação do Sistema de Informação do Programa Biota-FAPESP e o Estudo da Viabilidade do Desenvolvimento de um Sistema Geográfico de Informações para o Programa, tem a coordenação de Carlos Alfredo Joly (Unicamp).

O quinto projeto até agora aprovado, Diversidade de Zooplâncton em Relação à Conservação e Degradação dos Ecossistemas Aquáticos do Estado de São Paulo, é coordenado por Tocay a Watsumura Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia, de São Carlos. Os outros projetos que estão sendo analisados pela FAPESP versam sobre assuntos como ecologia molecular, biodiversidade marinha, insetos, répteis e mamíferos. Resumos das propostas, assim como todas as informações relativas ao Biota-FAPESP estão disponíveis no site do programa (www.bdt.org.br/bdt/biotasp/).