Mundo

Outra forma de medir o quilo

Por 116 anos, um cilindro de platina e irídio guardado em uma redoma em Paris, de massa exatamente igual a 1 quilograma, representou a unidade de massa que conhecemos como quilograma ou, simplesmente, kg. É um conceito simples de entender, certo? Mas um grupo de físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, dos Estados Unidos, anunciou uma outra forma de definir o que é um kg. E estão avançando na nova forma de medir o quilo, agora a partir da energia necessária para gerar um campo magnético que equilibra a força gravitacional de uma massa de 1 kg. O próprio Richard Steiner, que coordena a equipe dedicada a essa medição, reconhece que não se trata de um método simples: estão trabalhando na máquina do quilograma eletrônico há mais de uma década. Para que, então, criar esse método? Talvez a resposta seja a necessidade de quantificar e padronizar para organizar o mundo. Para os físicos, o desafio se justifica pela preferência em definir unidades de medida de acordo com as constantes universais da física, muito mais interessantes do que um mero cilindro descansando eternamente em uma redoma. Há também um problema: o cilindro pode ganhar ou perder partículas, por meio da contaminação ou da limpeza. A equipe de Steiner já fixou a massa de um quilograma com uma precisão de 99,999995%. Ainda não estão satisfeitos: querem trocar o 5 por um 8.