Tecnociência

Patentes

Inovações financiadas pelo Núcleo de Patenteamento e Licenciamentode Tecnologia (Nuplitec) da FAPESP. Contato: nuplitec@fapesp.br

Fármaco com vantagens
Pesquisadores do Instituto Butantan desenvolveram uma molécula candidata a um fármaco com propriedades anti-hipertensivas, obtido a partir do veneno da jararaca. A patente foi depositada no Brasil, Estados Unidos, Japão e União Européia. A previsão é que em um ano o Evasin, nome genérico do produto, tenha completado os ensaios pré-clínicos. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicam que a molécula tem vantagens sobre os anti-hipertensivos existentes, como ser um produto natural e ter efeito prolongado.

TítuloBBPs e Evanins, Inibidores de Natureza Peptídica, Idênticos ou Homólogos a Peptídeos Naturais Putativos Obtidos da Serpente Bothrops jararaca, com Seletividade Carboxílico da Enzima Conversora da Angiotensina e Ativos sobre Outros Mecanismos que Regulam a Pressão Arterial
Inventores: Antônio Carlos Martins de Camargo, Fernanda Calheta Vieira Portaro, Alessandra Ferragini Murbach, Danielle Alves Ianzer, Sandra Helena Poliselli Farsky e Mário Sérgio Palma
Titularidade: FAPESP/Consórcio Nacional Farmacêutico

Sistema para vôos mais precisos
A integração de dois sistemas de navegação – sensores inerciais e Sistema de Posicionamento Global (GPS) – em uma única plataforma, batizada de Sistema Modular de Atitude e Navegação (Sman), pode tornar mais preciso o vôo dos aviões de pequeno porte. A plataforma integrada, concebida para suprir deficiências que possam existir nos dois sistemas, poderá também ser usada em foguetes, automóveis e navios. A pesquisa foi conduzida por Otávio Santos Cupertino Durão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a Navcon.

TítuloSman – Sistema Modular de Atitude e Navegação
Inventor: Otávio Santos Cupertino Durão
Titularidade: Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Navcon e FAPESP
Rapidez na dosagem de enzima
Um grupo do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conseguiu sintetizar substratos capazes de identificar com mais rapidez e sensibilidade a Enzima Conversora da Angiotensina I (ECA), que desempenha função-chave na regulação da pressão arterial e na homeostase (sistema de regulagem química interna do organismo). A dosagem da ECA no plasma humano pode auxiliar no diagnóstico de patologias e na avaliação dos efeitos de terapias medicamentosas.

TítuloUso dos Peptídeos Abz-FRK(Dnp)P-OH, Abz-YRK(Dnp)P-OH e Abz-SDK (Dnp)P-OH como Substratos para a Dosagem da Enzima Conversora da Angiotensina I em Plasma e Tecidos