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Mais segurança nos pequenos aviões
Uma única plataforma, onde estão integrados dois sistemas de navegação – sistemas inerciais e Sistema de Posicionamento Global (GPS) -, vai dar mais segurança e precisão aos vôos de aviões de pequeno porte. Os dois sistemas são utilizados separadamente para determinar a posição, a trajetória e a atitude (posição angular) de aeronaves. Os sensores inerciais, considerados instrumentos primários de navegação e formados principalmente por giroscópios e acelerômetros, independem de sinais externos para funcionar. Eles registram todos os movimentos da aeronave durante o vôo. Já o GPS é um sistema para informação de coordenadas formado por 24 satélites na órbita de 20 mil quilômetros de altitude que enviam sinais captados por receptores nos aviões. A plataforma integrada, chamada de Sistema Modular de Atitude e Navegação (Sman), foi concebida para suprir falhas que possam existir nos dois sistemas quando usados isoladamente. A forma modular também permite a utilização do Sman em outras aplicações, como lançadores de satélites, veículos terrestres e navais. O projeto de pesquisa foi coordenado por Otávio Santos Cupertino Durão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a empresa Navcon.

Título: Sman – Sistema Modular de Atitude e Navegação
Inventor: Otávio Santos Cupertino Durão
Titularidade: FAPESP

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