Imprimir Republicar

Matemática

Pela primeira vez, brasileiro ganha maior prêmio da Matemática

Aos 35 anos, Artur Avila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, recebe a Medalha Fields

RTEmagicC_Artur_Avila.jpgIMUArtur Avila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do Rio de Janeiro e diretor de pesquisa do  Centre national de la recherche scientifique  (CNRS) no Institut de Mathématiques de Jussieu em Paris, tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields,  o maior honraria concedida a pesquisadores da área de matemática. O anúncio foi feito hoje (12/08) pela União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) e a entrega do prêmio será amanhã  durante a abertura do 24 Congresso Internacional de Matemáticos em Seul, Coreia do Sul.

O brasileiro, que tem 35 anos e passa metade do ano aqui e metade na França, dividiu a medalha com outros três pesquisadores: o canadense-americano Manjul Bhargava, da Universidade Princeton (Estados Unidos), teórico dos números; o austríaco Martin Hairer, da Universidade Warwick (Reino Unido), especialista em equações diferenciais parciais; e a iraniana Maryam Mirzakhani, da Universidade Stanford (Estados Unidos), primeira mulher a receber a medalha, que estuda a geometria do espaço de moduli, uma forma especial de geometria.

IMU A medalha Fields traz na frente (esq.) a efígie de Arquimedes e seu nome em grego. No verso (dir.), há a frase em latim “Matemáticos de todo o mundo reunidos prestam homenagem por obras notáveis”IMU

Apontado há alguns anos como forte candidato a ganhar a Medalha Fields, Avila trabalha em diversas áreas da matemática, como teoria de sistemas dinâmicos. O pesquisador brasileiro também é conhecido por sua engenhosidade em resolver problemas que afligem os matemáticos há tempos. Seu trabalho tem sido feito em parceira com cerca de 30 matemáticos do Brasil e do mundo.

Criada em 1936 , a Medalha Fields é concedida a cada quatro anos para no mínimo dois e no máximo quatro matemáticos. Os ganhadores devem ter menos de 40 anos no início do ano em que recebem o prêmio. Cada vencedor recebe também recebe uma soma em dinheiro equivalente a 15 mil dólares canadenses, pouco mais de R$ 31 mil.

Republicar