guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republicar

Brasil

Perigo na água

Há quem não goste de tomar a água que chega às casas de Campos de Goitacazes, norte do Rio de Janeiro. Mesmo depois de tratada nos reservatórios, guarda um gosto estranho – e quem pode comprar água mineral para beber a usa apenas para lavar frutas e verduras. Água mineral, porém, é para poucos. O resultado dessa situação é a propagação de organismos como o Toxoplasma gondii, protozoário causador da toxoplasmose, numa intensidade muito maior em camadas mais pobres da população, de acordo com um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

Publicado em janeiro na Emerging Infectious Diseases, do CDC, esse trabalho fundamentou-se na análise do soro sangüíneo de 1.436 moradores da cidade, pertencentes a três classes socioeconômicas – baixa, média e alta. Desse total, 84% dos adultos e crianças do primeiro grupo apresentavam anticorpos contra o Toxoplasma, numa indicação de já terem tido contato com o parasita, encontrado em 63% e 23% das camadas média e alta, respectivamente. É uma taxa de contaminação levemente maior que a registrada num levantamento prévio, realizado em 1997, quando se verificou que 82% de 74 crianças de escolas públicas de Campos tinham anticorpos contra o T. gondii.

A coordenadora do estudo recém-publicado, Lílian Bahia-Oliveira, da Uenf, atribui os resultados ao consumo de água sem filtrar e leite sem ferver, que facilitam a disseminação dos oócitos (células jovens) do parasita. Transmitida por fezes de gatos, hospedeiros definitivos desses protozoários, a toxoplasmose é normalmente inofensiva: de 30% a 50% dos adultos carregam o agente causador sem manifestar sintomas. Mas pode provocar encefalite e complicar o estado de saúde de pessoas com o sistema imune debilitado, além de ser uma das causas de cegueira em recém-nascidos, caso a mãe tenha sido contaminada antes ou durante a gravidez.

Republicar