A reportagem “DNA sintético poderá armazenar dados digitais”, de autoria do jornalista Domingos Zaparolli e publicada por Pesquisa FAPESP em abril de 2023, foi uma das agraciadas do 6º Prêmio Impa de Jornalismo, concedido anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro. A publicação recebeu menção honrosa na categoria Divulgação Científica.
O texto de Zaparolli apresenta o esforço feito por pesquisadores brasileiros e estrangeiros para criar dispositivos inspirados na molécula que armazena nosso código genético, o DNA, capazes de armazenar grandes volumes de dados digitais com segurança e integridade. A reportagem deu origem ao vídeo “Armazenamento em DNA?”, veiculado no site da revista e em seu canal no YouTube.
Os grandes vencedores do prêmio, que tiverram os resultados divulgados este mês, foram as revistas Superinteressante e Piauí, respectivamente com as reportagens “O primado dos primos”, de Bruno Vaiano, vencedora na categoria Matemática, e “A volta do Ubirajara”, de Bernardes Esteves, escolhida a melhor publicação na categoria Divulgação Científica.
Republicar