guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Pesquisadores paulistas já têm acesso ao Web of Science

Desde o dia 16 deste mês de abril, a FAPESP colocou à disposição dos pesquisadores do Estado de São Paulo, através da Rede ANSP, um poderoso instrumento de pesquisa bibliográfica, o Web of Science : uma base de dados contendo informações bibliográficas sobre artigos, em todas as áreas do conhecimento, publicados a partir de 1977 e que poderá ser acessado via Internet.

O acesso a essa base de dados está sendo viabilizado por meio de contrato firmado junto ao Institute of Scientific Information — ISI, conceituado fornecedor internacional de informações de grande interesse para os profissionais que trabalham com o conhecimento humano registrado em publicações técnico-científicas.

Web of  Science indexa mais de 8.000 títulos de periódicos internacionais com a completa descrição bibliográfica dessas publicações e resumo dos artigos, escritos pelos próprios autores, além de relacionar todas as referências bibliográficas citadas em cada artigo, oferecendo, inclusive, link ao artigo referenciado, se a publicação estiver incluída na sua base de periódicos. Além disso, relaciona todas as citações que cada artigo tenha recebido em outros artigos publicados em periódicos indexados nessa base.

Por meio do Web of Science o pesquisador poderá descobrir quem está utilizando seus trabalhos como referência e como ele está sendo usado no suporte à pesquisa corrente. Poderá acompanhar as atividades de pesquisa na área de seu interesse e o histórico de uma metodologia ou idéia, localizar pesquisas correntes baseado nas primeiras patentes, artigos, trabalhos publicados ou pareceres, e criar uma lista de especialistas dentro de um campo de pesquisa, entre outras possibilidades.

A inauguração do acesso à base de dados foi no dia 16, às 8:30 horas, no auditório da Faculdade de Economia e Administração da USP, com a presença de representantes do ISI, que fizeram demonstração de acesso ao Web of Science . Até aquele dia, essa fonte de pesquisa estava disponível para acesso, via Web, nas bibliotecas das universidades e instituições de pesquisa e ensino do Estado de São Paulo.

Os artigos indexados poderão ser buscados nas bibliotecas das universidades e instituições a que o pesquisador pertence ou solicitados por e-mail diretamente ao ISI, com as despesas correndo por conta do solicitante.

Republicar