petroleômica

Petróleo sem segredos

PETROBRASPetroleômica: análise molecular do ouro negro PETROBRAS

Uma nova técnica para avaliar o peso de moléculas agora permite a análise detalhada do petróleo e dá origem a uma nova disciplina: a petroleômica, ou caracterização do petróleo em nível molecular. Com a técnica de nome complicado – espectrometria de massas com ressonância ciclotrônica de íons e transformada de Fourier – agora é possível distinguir e separar em categorias os componentes do petróleo segundo os elementos químicos que os constituem, as ligações entre esses elementos químicos e o número de átomos de carbono do composto. Essa caracterização deve tornar possível compreender, e quem sabe prever, as propriedades físicas e químicas do valioso óleo. A petroleômica surge num momento em que o preço do petróleo vem subindo constantemente e no qual o mercado recorre a petróleo mais pesado, mais ácido e com maior teor de enxofre, visto que os estoques de petróleo com menos enxofre estão se esgotando. Alan Marshall e Ryan Rodgers, da Universidade Estadual da Flórida, Estados Unidos, explicam as conquistas e os desafios dessa nova área em artigo publicado em outubro no site da revista PNAS.