O biólogo Vitor Miranda, professor da Unesp de Jaboticabal, fala sobre o estudo que indica que as plantas carnívoras do gênero Utricularia surgiram no Brasil.
A socióloga Nathalie Reis Itaboraí, autora do livro “Mudanças nas famílias brasileiras (1976-2012): Uma perspectiva de classe e gênero”, analisa o processo da emancipação feminina na esfera familiar, com destaque para a conquista de autonomia financeira e redução das taxas de fecundidade.
Pesquisadores da USP criam redes de sensores para monitorar rios e córregos urbanos. O engenheiro de recursos hídricos Eduardo Mario Mendiondo, professor da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, explica como a nova ferramenta funciona.
Estudantes de graduação e pós-graduação estão sujeitos a pressões que podem desencadear transtornos mentais em alguns indivíduos. Na Universidade Estadual de Campinas, o Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe) atua há 30 anos. A psiquiatra Tânia Vichi Freire de Mello, coordenadora do Sappe, expõe as estratégias para atender os alunos.
Plantas carnívoras, emancipação feminina, e-Noé, depressão na universidade
Programação musical:
A ordem das árvores – Tulipa Ruiz
Cuitelinho – Pena Branca e Xavantinho
Milton Nascimento – Maria Maria
Ary Barroso – Na baixa do Sapateiro
Apresentação: Fabrício Marques
Participação: Maria Guimarães
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)
Assine Pesquisa Brasil como podcast!
Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP
Republicar