Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Portátil e compacta para viagens

Uma bicicleta dobrável e compacta, que pode ser transportada em um porta-malas de carro sem comprometer o espaço disponível, é a mais recente criação dos irmãos Flávio e Wagner Duarte, sócios da Excentric Tecnologia e Pesquisa, empresa incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT-UnB). Anteriormente, eles já haviam desenvolvido um confortável banco plano de espuma, com densidade regulada para longos passeios, batizado de Sentta, que acompanha a nova invenção.

A idéia de criar uma bicicleta dobrável surgiu durante uma viagem de férias de Flávio. “Estava com muita vontade de pedalar e fiquei imaginando como seria bom se eu tivesse uma bicicleta que pudesse levar nas minhas viagens”, conta. Na volta das férias, deu início ao projeto, que teve a parceria do irmão, encarregado do design. O resultado é uma bicicleta que, fechada, ocupa pouco espaço: são 20 centímetros de largura, 90 de comprimento e 65 de altura.

“Já as importadas, como dobram lateralmente, ficam com cerca de 40 centímetros de largura”, compara Flávio. Ele conta que não é preciso usar ferramentas para dobrar e desdobrar a bicicleta porque tudo é feito manualmente. “Usamos produtos que existem no mercado para essa tarefa, como engates rápidos e botões”, diz. Algumas empresas já demonstraram interesse em fabricar a bicicleta, mas a fase de testes ainda não foi encerrada. Atualmente, estão concentrados no material. “Pretendemos trabalhar com ligas metálicas utilizadas em rodas de carro, um material muito resistente e com acabamento final muito bom”, diz.

Republicar