oralgift

Prata contra bactérias

Nanoestruturas de prata incorporadas à matéria-prima de suporte da escova:  menos bactérias

nanoxNanoestruturas de prata incorporadas à matéria-prima de suporte da escova: menos bactériasnanox

Para eliminar bactérias e fungos que se acumulam em escovas de dentes, fios dentais e higienizadores de língua, a empresa OralGift, de Curitiba, lançou uma linha de produtos, como suportes e estojos, com nanoestruturas de prata incorporadas à matéria-prima, em parceria com a empresa Nanox de São Carlos, no interior paulista. “A prata tem efeito bactericida e consegue reduzir até 99% das bactérias que estão na superfície dos produtos”, diz Gustavo Simões, diretor da empresa que desenvolveu a tecnologia batizada de NanoxClean. “A prata nanoestruturada é incorporada a uma cerâmica (sílica) que é então adicionada ao plástico para a fabricação de produtos.” Inicialmente os estojos e suportes com proteção bactericida serão destinados a alunos de escolas públicas e privadas e numa segunda etapa serão vendidos em farmácias. A tecnologia é usada ainda em diversos produtos comerciais, como bebedouros, secadores de cabelo, tapetes, carpetes e embalagens alimentícias.