Os pesquisadores Maurício Prates de Campos Filho, membro do Conselho Superior da FAPESP, e Waldomiro Loyolla, ambos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), receberam, no dia 16, o Prêmio Nacional de Excelência em Educação a Distância, concedido pela Associação Brasileira de Educação a Distância.
O prêmio foi dado pelo desenvolvimento, por Prates e Loyolla, da Metodologia EDMC – Educação a Distância Mediada por Computador. A metodologia surgiu em 1997 para atender à enorme demanda de profissionais de todo o país pelo mestrado em Informática, implantado pela PUC-Campinas em 1992. Incapaz de abrigar a todos, a alternativa encontrada foi o ensino a distância do programa do mestrado.
A aplicação da EDMC – que pressupõe um conjunto de ferramentas tecnológicas e pedagógicas – ocorreu em 1998. Atualmente, o mestrado em Gerenciamento de Sistemas da PUC-Campinas atende a mais de 150 alunos, de cidades e estados diversos. A metodologia foi aplicada também pela Universidade Católica de Brasília, no mestrado em Gestão de Tecnologias da Informação.
Republicar