Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Primeiro modelo brasileiro de carro autônomo é testado nas ruas

Programa veiculado em 22 de novembro

Dennis Wolf, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP (Universidade de São Paulo), conversa sobre o projeto Carina – sigla para carro robótico inteligente para navegação autônoma -, projeto desenvolvido por pesquisadores do campus de São Carlos. Wolf dá mais detalhes sobre o desenvolvimento da tecnologia, que só tem sido possível se der realizado graças à parceria com a Escola de Engenharia da USP de São Carlos, e conta como foi o teste inaugural do primeiro veículo autônomo autorizado a trafegar em ruas de uma cidade.

Outro assunto que merece destaque é a realização pela primeira vez no Brasil do Fórum Mundial de Ciências, que acontece entre os dias 24 e 27 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Em sua sexta edição, o evento reúne cientistas e autoridades das áreas de tecnologia, ciência e inovação. O matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, destacas os principais acontecimentos que devem movimentar o fórum.

Também nesta edição, a bióloga Mariana Cabral de Oliveira, do Instituto de biociências da USP, fala da dificuldade em identificar as espécies do ambiente marinho, e apresenta a tecnologia DNA Barcoding, que facilita este processo. O código de barras de DNA, gera uma etiqueta molecular a partir de uma pequena sequência de material genético para cada espécie.

Programação Musical
Azul – Gal Costa
Canção do Carro – Grupo Rumo
As Curvas da estrada de Santos – Elis Regina
Filosofia – Paulinho da Viola
O Mundo Muda – Karnak
Samba da Benção – Toquinho e Vinícus de Moraes

Apresentação: Fabrício Marques e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/11/Pesquisa-Brasil-62-vale.mp3]