Medicina

Problemas em estudos sobre câncer

Imagem de microscopia de células de câncer de mama e do ambiente tumoral

Joseph Szulczewski, David Inman, Kevin Eliceiri e Patricia Keely / Universidade de Wisconsin / NCI / NIH

Foi concluído depois de oito anos um projeto que tentou reproduzir os resultados de importantes experimentos sobre a biologia do câncer feitos com células e animais de laboratório. As conclusões estão em dois artigos publicados agora (eLife, 7 de dezembro). Liderado pelo pesquisador Timothy Errington, diretor do Center for Open Science em Charlottesville, na Virgínia, Estados Unidos, o trabalho tentou replicar 193 experimentos descritos nos 53 artigos científicos mais importantes sobre câncer publicados de 2010 a 2012. De todos, apenas 50 (26% do total) puderam ser reproduzidos gerando dados sobre 158 efeitos: 136 deles positivos e 22 nulos. Ao avaliar uma grandeza chamada tamanho do efeito, que dá uma magnitude do resultado, os pesquisadores verificaram que em 92% dos casos ele era menor do que o do estudo original – em metade deles, 85% menor. Uma barreira para reproduzir os trabalhos foi o fato de nenhum dos papers originais incluir detalhes suficientes dos métodos. A equipe de Errington fez contato com os autores desses trabalhos, mas só 41% auxiliaram (32% não responderam).