Política C&T

Projeto flora

Iniciado em 1994, o Projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo integra 105 pesquisadores de 23 instituições de todo o estado na identificação das plantas com flores da região. De 1994 a 1997 eles realizaram 111expedições científicas e 58 visitas a herbários, coletando cerca de 7.500 espécies.

O projeto criou um banco de dados que contém informações sobre os materiais depositados nos herbários do estado até a categoria de espécie e também a ocorrência de espécies por municípios e herbários. As informações fornecidas pelo banco de dados oferecem uma lista preliminar de famílias e gêneros, comnúmero de espécies por gênero e uma listagem das espécies que ocorrem no estado. Estas listas sugerem que o estado de São Paulo tem aproximadamente 1.500 gêneros e 8.000 espécies de fanerógamas. Parte dos resultados da pesquisa pode ser acessado no site do Biota-FAPESP: http://www.biotasp.org.br.

A iniciativa do projeto Flora Fanerogâmica foi do professor Hermógenes de Freitas Leitão, que morreu em fevereiro de 1996, quando dirigia uma atividade de campo da pesquisa. “Ele.sempre estimulou o trabalho feito com base nacooperação entre os pesquisadores. E esse foi um dos princípios da criação do Biota-FAPESP”, afirma Carlos Alfredo Joly.