Estratégias

Realgene analisa genoma do guaraná

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) vai destinar R$ 1,15 milhão para a Realgene, rede de pesquisa que analisará o genoma do guaraná, formada pela Embrapa Amazônia Ocidental – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) -, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e as universidades federais do Amazonas e do Pará. O projeto permitirá a análise da diversidade genética de espécies da região Norte, de forma a orientar a conservação e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade.

De acordo com Spartaco Astolfi, coordenador do projeto, os recursos do convênio com o MCT e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) representam um décimo do orçamento previsto para a estruturação da rede, a formação de pessoal e a criação de estruturas em todos os estados do país. Para garantir os R$ 10 milhões necessários para a implementação do projeto, a Realgene espera o apoio de órgãos como a Suframa, Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), Banco da Amazônia e governos estaduais.