carreiras

Refúgio na ciência

O físico Alexander Abyzov escapou da guerra na Ucrânia e hoje é pesquisador visitante no Brasil

O físico ucraniano Alexander Abyzov (à esq.) e o russo Vladimir Fokin(à dir.) estão trabalhando juntos no Laboratório de Materiais Vítreos da UFSCar

Léo Ramos Chaves / Revista Pesquisa FAPESP

A vida e a carreira do físico ucraniano Alexander Abyzov tiveram uma guinada dramática após 24 de fevereiro, data que marca o início da invasão russa no território de seu país. Ele trabalhava no Instituto de Física e Tecnologia (Kipt) do Centro Nacional de Ciências de Kharkiv, maior e mais antiga instituição de pesquisa em física da Ucrânia, mas, como muitos cidadãos daquele país, teve de deixar tudo para trás para fugir da guerra.

Localizada a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Rússia, Kharkiv foi uma das primeiras cidades a sofrer com os ataques e combates. De acordo com o governo local, o munícipio foi bombardeado 29 vezes no primeiro dia da ofensiva russa. Várias instalações do Kipt foram danificadas ou destruídas, inclusive um prédio próximo ao seu reator nuclear experimental, o que fez com que um de seus campi fosse fechado.

Abyzov desembarcou no Brasil no início de agosto para um período como pesquisador visitante no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pelo engenheiro de materiais Edgar Dutra Zanotto. O centro de excelência em nucleação e cristalização de vidros costuma atrair pesquisadores de vários países (ver Pesquisa FAPESP nº 178). A colaboração entre eles se dará no âmbito da Iniciativa Pesquisadores em Risco, lançada em março pela FAPESP com o objetivo de auxiliar instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo a receber cientistas que vivem em zonas de conflito, como Ucrânia, Síria e Haiti.

O caminho de Abyzov até São Carlos não foi sem obstáculos. Sua primeira tentativa de fuga da Ucrânia se deu dias após o início da invasão russa. “As ferrovias pararam de funcionar e era praticamente impossível conseguir um lugar naqueles trens de evacuação”, conta o pesquisador. A saída foi tentar deixar o país de carro, com alguns amigos. Foram quatro dias de viagem de Kharkiv até a cidade de Ivano-Frankivsk, próxima à Polônia, um deslocamento que normalmente leva cerca de um dia.

“Minha mulher e eu conseguimos cruzar a fronteira na madrugada de 6 de março, com a ajuda de voluntários”, conta o físico ucraniano. “De lá, seguimos para a Alemanha e, dias depois, fomos para Bergen, na Noruega, onde conseguimos vistos de refugiados.” Mesmo a distância, Abyzov continuou trabalhando em suas pesquisas. “Sou físico teórico e meu trabalho envolve análises de resultados experimentais”, explica.

A oportunidade de vir para o Brasil se apresentou a partir do contato de Zanotto, com quem colabora há anos. “Ele me avisou sobre a iniciativa lançada pela FAPESP, elaboramos um projeto e o submetemos.” Em poucos dias, a proposta foi aprovada. Em São Carlos, Abyzov desenvolverá simulações sobre relaxação – rearranjo espontâneo e parcial das moléculas – no processo de nucleação e crescimento de cristais em líquidos formadores de vidro super-resfriados.

A expectativa é de que sua pesquisa lance luz sobre o complexo processo de cristalização e auxilie o desenvolvimento de materiais vitrocerâmicos, produzidos a partir da cristalização controlada de materiais vítreos, e que estes, no futuro, possam ser usados em próteses ortopédicas e dentárias, proteção balística de automóveis e aviões, e em substituição a mármores e granitos. “Gosto de trabalhar aqui”, destaca Abyzov. “Na Noruega, sou apenas um refugiado, mas, no Brasil, sou um pesquisador, e isso faz muita diferença para a autoestima.”

Sua pesquisa será desenvolvida em colaboração com Vladimir Mikhailovich Fokin, do Instituto Óptico Estatal Vavilov, em São Petersburgo, um físico da Rússia com quem colabora há alguns anos. “Oficialmente, todos os cientistas ucranianos cortaram relações profissionais com pesquisadores russos, mas contatos pessoais foram preservados”, informa.

Fokin também está no Brasil. Ele desembarcou no país em agosto para passar um ano como professor visitante na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. “Quando soube da chegada de Abyzov, vim para São Carlos para trabalhar com ele”, diz Fokin, que ficará um mês no LaMaV, com o qual mantém vínculos de pesquisa há mais de duas décadas. “Rússia e Ucrânia são duas potências na área de vidros”, acrescenta Zanotto, que desde 2013 coordena o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela FAPESP. “Para quem pesquisa nucleação e crescimento de cristais em vidros e suas propriedades físico-químicas, estar em contato permanente com cientistas desses países é fundamental.”

Abyzov deverá ficar no Brasil por apenas três meses. “Estou no país como turista e não posso permanecer aqui mais do que isso”, explica. Ao mesmo tempo, a Noruega o autorizou a deixar o país por apenas seis meses. Se ultrapassar esse período, perde o status de refugiado. “A única forma de eu estender minha estada no Brasil é conseguindo um visto humanitário, o que pode levar algum tempo. Do contrário, voltarei para Bergen e colaborarei com Zanotto e Fokin a distância mesmo.”

O cenário é ainda mais incerto quando se trata de seu retorno à Ucrânia. “Kharkiv continua sendo bombardeada e não sabemos o que vai acontecer nos próximos dois, três meses, de modo que não faz muito sentido traçar planos para períodos mais longos que isso.”