Estratégias

Repatriado e demitido

Desperdiçou-se o primeiro fruto de um programa voltado para repatriar três dezenas de cientistas indianos radicados no exterior e empregá-los em altos cargos no Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR), a principal agência científica da Índia. Shiva Ayyadurai, pesquisador com verve empreendedora e formação no Massachusetts Institute of Technology, fora contratado para ajudar a comercializar tecnologias desenvolvidas nos institutos do CSIR, mas acabou demitido após cinco meses de trabalho. “A oferta de emprego foi retirada porque ele não aceitou nossas condições e exigiu compensações irrazoáveis”, disse à revista Nature Samir Brahmachari, diretor-geral do CSIR. Ayyadurai nega a versão e diz que foi demitido por escrever um relatório com críticas à agência. No documento ele exigiu um posicionamento da instituição sobre as barreiras institucionais existentes para a comercialização de tecnologias. “Minha interação com os cientistas do CSIR revelou que eles trabalham num ambiente medieval e feudal”, disse Ayyadurai. Ele afirma que foi contratado com a missão de aplicar sua experiência científica e empresarial na instituição e que Brahmachari prometera a ele autoridade e orçamento para executar a tarefa. Mas o relacionamento dos dois azedou depois que o relatório veio a público.