Imprimir Republicar

Educação

Reportagens de Pesquisa FAPESP foram temas do Enem

Com cerca de 3,9 milhões de inscritos, exame é a principal porta de entrada para o ensino superior público

Reprodução / Revista Pesquisa FAPESPDuas reportagens publicadas pela revista Pesquisa FAPESP ajudaram a pautar a edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta edição, o tema da redação foi a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, assunto tratado em matéria de capa da revista, em janeiro de 2021. A reportagem “Economia do cuidado”, sobre como o aumento na expectativa de vida da população e os novos arranjos familiares estão ampliando a demanda por serviços de cuidado, ganhou destaque na proposta de redação, que, inclusive, trouxe imagem da capa de Pesquisa FAPESP.

Em relação ao trabalho de cuidado, no dia 30 de outubro o governo federal abriu uma consulta pública para ouvir a sociedade no processo de formulação da Política Nacional de Cuidados, que está sendo criada pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e pelo Ministério das Mulheres. Até o dia 15 de dezembro é possível enviar contribuições por meio de um formulário.

Já a questão 89 do exame abordou a matéria de capa “O clima no Antropoceno”, que trata do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O documento mostra como a atividade humana impulsiona o aquecimento global e torna o planeta mais sujeito a eventos extremos.

O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar o desempenho escolar de estudantes que finalizam a educação básica. Em 2023, cerca de 3,9 milhões de alunos se inscreveram no exame, que hoje é a principal porta de entrada para o ensino superior público.

Republicar