A Crossref, organização sem fins lucrativos criada por editoras acadêmicas para gerar os identificadores digitais permanentes (DOI) de artigos e documentos científicos, comprou o banco de dados do site Retraction Watch, que reúne mais de 43 mil registros de retratações de papers e se tornou fonte de informações para estudos sobre comunicação acadêmica. O valor da transação é de US$ 775 mil, o equivalente a R$ 3,9 milhões, com pagamentos escalonados nos próximos cinco anos.
A aquisição ampliará a capacidade da Crossref de rastrear artigos que foram atualizados, corrigidos ou cancelados e declarar esse tipo de ocorrência em seus metadados. Editoras afiliadas à organização utilizam um botão próximo ao título de seus papers, o Crossmark, que fornece o histórico de atualizações de cada documento. A ferramenta permite que os leitores sejam informados de mudanças no status de um estudo mesmo depois de ter sido baixado e saibam se estão lendo ou citando trabalhos que foram retificados ou considerados inválidos. Conectado ao banco de retratações, o botão fornecerá agora informações mais abrangentes.
“A colaboração com o Retraction Watch amplia os esforços dos editores, preenchendo lacunas críticas em nossa cobertura, e beneficia diretamente a comunidade de pesquisa”, disse Rachael Lammey, diretora de produto da Crossref, de acordo com o site da organização Ivan Oransky, cofundador da Retraction Watch, afirmou que o acordo permitirá ao banco de dados receber financiamento sustentável e ser aprimorado e atualizado. A aquisição não atinge o blog de notícias do Retraction Watch, que seguirá independente e continuará a abastecer o repositório com novos registros.
Republicar