Xylella

Reunião na Fundecitrus

A primeira reunião de pesquisadores envolvidos no Genoma-Xylella realizada fora da FAPESP aconteceu entre 4 e 6 de janeiro, na sede do Fundo Paulista de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), em Araraquara. Além da discussão sobre as metas para conclusão do seqüenciamento, cientistas e membros do Comitê Internacional de Supervisão visitaram indústrias produtoras de suco, pomares de laranja contaminados pela bactéria e observaram os resultados das experiências de inoculação artificial de plantas, realizadas pela primeira vez no Brasil pelo pesquisador William Lee, nos laboratórios da Fundecitrus.

Para Steve Oliver, da Universidade de Manchester e do comitê de supervisão, o alto nível dos cientistas brasileiros tem sido fundamental para o sucesso do Genoma-Xylella.

O Projeto está atravessando um momento crucial e todos os laboratórios estão abertos para interagir, colaborando para a rápida conclusão do seqüenciamento. “É o momento da verdade”, concorda Andrew Simpson, coordenador de DNA do Projeto.