Fundo do mar

Riqueza no fundo do mar

hong kong university of science and technologyO navio Dayang Yihao (ao centro): exploraçãohong kong university of science and technology

Aumentou a tensão entre China e Vietnã em torno da exploração do mar da China meridional, uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados no Pacífico que vai de Cingapura até o estreito de Taiwan. Segundo a revista Nature, a chancelaria do Vietnã fez um protesto formal após a China anunciar que um de seus navios de pesquisa, o Tan Bao Hao, estava mapeando a atividade tectônica naquela região, cujo potencial de exploração de petróleo e outros minerais é disputado pelos dois países, além de vizinhos, como as Filipinas. Recentemente,a China anunciou investimentos para a pesquisa que podem dar impulso à exploração do fundo do mar, largamente motivada pelo interesse de explorar reservas minerais. Em três anos, deve entrar em operação um centro de oceanografia e geologia marinha em Qingdao, província de Shandong. Os pesquisadores também querem construir uma rede de observatórios no fundo do oceano no mar da China meridional, similar à criada pelos Estados Unidos e Canadá. As ambições chinesas têm sido reforçadas pelas pesquisas sobre as riquezas do oceano feitas pelos cientistas a bordo do Dayang Yihao, principal navio de exploração do país.