Imprimir Republicar

Medicina

Risco maior de Covid-19 em pessoas com câncer

Hospital universitário em Wuhan, China

Zhangmoon618/Wikimedia Commons

Obrigados a visitar hospitais com frequência para receber rádio ou quimioterapia e em geral por estarem com as defesas naturais debilitadas, pessoas com câncer tratadas em um hospital de Wuhan, na China, apresentaram o dobro do risco de contraírem Covid-19 do que as sem câncer, de acordo com um estudo publicado na JAMA Oncology em 25 de março.

Nesse trabalho, pesquisadores da Universidade de Wuhan estimaram o risco de Covid-19 nos 1.524 pacientes com câncer atendidos no Departamento de Radiação e Oncologia Médica do Hospital Zhongnan, ligado à universidade, de 30 de dezembro de 2019 a 17 de fevereiro de 2020. Nesse grupo, 0,79% (12 pessoas) contraiu Covid-19, uma incidência acima de 0,37% dos casos dessa gripe diagnosticados na cidade de Wuhan no mesmo período.

Os pacientes tinham em média 66 anos de idade. Do total com Covid-19, 41,7% estavam sendo tratados com quimioterapia.
Os autores da pesquisa propõem redução das visitas e maior proteção das pessoas com câncer durante o tratamento. Outro estudo, com 138 pacientes internados no Hospital Zhongnan, indicou que 41% dos casos de Covid-19 foram contraídos no próprio hospital, considerado uma fonte de propagação do vírus.

Republicar