Mundo

Samambaia contra arsênico

As samambaias têm custo baixo, são bonitas, fáceis de plantar e de cuidar e, de quebra, retiram arsênico do solo e da água. A singular característica de remover essa substância venenosa do ambiente foi descoberta há seis anos na Flórida, num solo contaminado de uma madeireira.

O arsênico é venenoso para os seres humanos, mas não para esse tipo de samambaia (Pteris vittata ou samambaia brake). “Foi estranho identificar uma planta com características tão úteis que ainda não haviam sido descobertas”, conta Bruce Ferguson, diretor da Edenspace, companhia norte-americana que detém a patente das samambaias, vendidas com o nome de “edenfern” (samambaias Eden), conforme o site AlphaGalileo.

Hoje essas plantas funcionais estão em uso em todo o território dos Estados Unidos para remover arsênico. Só em Washington, 2.800 mudas foram plantadas, num esforço de retirar a substância numa área em Spring Valley. A região foi usada pelo governo norte-americano para testar armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).