Imprimir Republicar

Elliot Kitajima

Sensibilidade e precisão no olhar

Galeria destaca belas e surpreendentes imagens de patógenos e vetores de doenças obtidas por Elliot Kitajima

ELLIOT KITAJIMACabeça de um besouro lampirídeo, um parente do vagalume que carrega sua luz no abdomeELLIOT KITAJIMA

Dê ao veterano pesquisador Elliot Kitajima,  da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq, de Piracicaba, um bom microscópio eletrônico de varredura ou de transmissão e esse nissei nascido em Registro, no Vale do Ribeira (SP), certamente vai lhe surpreender com belas, e por vezes pertubardoras, imagens de patógenos e vetores doenças que atacam as culturas agrícolas. Há mais de 40 anos, Kitajima se dedica a flagrar preferencialmente  vírus, bactérias, ácaros, fungos e insetos que infestam os vegetais. Às vezes, encontra tempo para explorar outros temas, como as entranhas de uma folha de cana-de-açúcar, os contornos de um cloroplasto (a usina de energia das plantas) ou as minúcias de um carrapato que transmite doenças a bichos ou ao homem.

A páginas de Pesquisa FAPESP já estamparam várias imagens surpreendentes do pesquisador. As da bactéria Xylella fastidiosa, que ataca os laranjais e causa a doença do amarelinho, estão entre as mais conhecidas. ?Não tenho nenhuma pretensão de ser um Sebastião Salgado, mas admiro uma pessoa como ele, que procura colocar um pouco de estética e dramaticidade nas imagens. Sempre que possível, procuro fazer assim também. Ao meu jeito?, disse Kitajima numa longa entrevista concedida à revista há alguns anos.

Como mais uma forma de homenagear esse cientista que fornece registros às vezes dramáticos dos agentes causadores de doenças em vegetais, o site de Pesquisa FAPESP fez uma pequena seleção de takes produzidos por Kitajima. Nove imagens, todas obtidas por microscopia eletrônica de varredura, compõem uma primeira galeria com flagras lindos obtidos pelo pesquisador. Na próxima sexta-feira, mais nove imagens darão forma a uma segunda galeria. Clique na imagem que ilustra este texto e confira o talento de Kitajima.