pelos secos

Sequinho num segundo

Georgia Tech / Andrew DickersonSe ensopados, animais de pelo se chacoalham e se livram rapidamente de 70% da água que os encharcaGeorgia Tech / Andrew Dickerson

Animais totalmente molhados conseguem se livrar de até 70% da água que ensopa seus pelos em poucos segundos. Basta chacoalhar seu corpo para os lados, naquele movimento pós-banho que todo dono de cachorro conhece muito bem. O cálculo foi feito por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Estados Unidos, que usou câmeras de alta velocidade e um traçador de partículas para caracterizar as sacudidas de 16 espécies de animais (Journal of Royal Society Interface, on-line, 17 de agosto). Bichos grandes, como ursos, tigres e cachorros avantajados, se chacoalham quatro vezes por segundo enquanto os menores, como os camundongos, se sacodem mais de 30 vezes. O esforço para se secar faz com que as gotas de água sejam arremessadas dos pelos dos animais a uma aceleração de 10 a 70 vezes maior do que a da gravidade, segundo os dados do estudo. A eficiência inata dos bichos em se livrar rapidamente do excesso de água que os encharca diminui o risco de sofrerem hipotermia, uma baixa em sua temperatura corporal. Os pesquisadores acreditam que compreender esse mecanismo pode ser útil para o desenvolvimento de novos tipos de equipamentos, como máquinas de lavar e secar mais eficientes. “No futuro, a capacidade de se secar sozinho e se autolimpar pode se tornar uma característica importante para câmeras e outros equipamentos que operam em ambientes úmidos ou com muita poeira”, diz David Hu, professor de engenharia mecânica e biologia do instituto, um dos  autores do trabalho.