Uma empresa de softwares de apoio à pesquisa acadêmica, a RedacTek, lançou uma ferramenta on-line gratuita que avisa pesquisadores se um artigo que ele pretende usar como referência em um trabalho científico já teve alguma menção no site PubPeer, um fórum que aponta e discute indícios de erros ou de fraude em papers publicados e se consolidou como uma vitrine de denúncias de má conduta (ver Pesquisa FAPESP nº 332). O plug-in da RedacTek extrai e cruza informações de várias fontes, incluindo os bancos de dados do próprio PubPeer; da organização Crossref, que atribui identificadores de objetos digitais a artigos; e da OpenAlex, que reúne centenas de milhões de documentos científicos.
O objetivo da iniciativa é alertar pesquisadores desavisados e reduzir a circulação de ciência de baixa qualidade, como disse à revista Nature o empresário Rick Meyler, fundador da empresa sediada em Emeryville, no estado norte-americano da Califórnia. A ferramenta também fornece uma métrica, denominada valor de associação a retratações, que mapeia em que grau um artigo científico tem sua bibliografia contaminada por estudos que foram retratados, ou seja, que acabaram cancelados após a publicação devido à ocorrência de erros ou fraudes. O plug-in é capaz de vasculhar se papers citados em referências de artigos sofreram retratação e até mesmo se há eventuais retratações de “terceira geração”, nas referências de artigos citados como referência. Segundo Meyler, o recurso pode ser útil para editores de periódicos no controle da qualidade de trabalhos submetidos à publicação.
Uma versão deste texto foi publicada com o título “Ferramenta avisa se artigo foi apontado como suspeito de conter erros ou fraudes” na edição impressa nº 340, de junho de 2024, representada no pdf.
Republicar