Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Sismólogo explica porque ocorrem terremotos no Brasil

Veiculado em 30 de maio de 2013

O sismólogo Marcelo Assumpção, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, o IAG conversa com Mariluce Moura e Celso Filho sobre estudos recentes que propõem uma nova explicação para os terremotos que ocorrem no Brasil. Marcelo Assunpção é coordenador da Rede Sismográfica do Brasil, que monitora os sismos ocorridos no país (assista também ao vídeo Pesquisadores buscam as razões para a terra tremer no Brasil)

O pesquisador da USP admite que há mais tremores de terra por aqui do que se imagina. No entanto, ele explica que quando comparada com outros países, como o Chile e o Japão, a frequência com que esses fenômenos geológicos é bem pequena no Brasil.

“O Brasil é um país relativamente estável, mas de vez em quando ocorrem tremores e poucas pessoas sabem. A região Nordeste, o Rio Grande do Norte e o Ceará, por exemplo, quase sempre tem algum município onde estão ocorrendo tremores de terra”, afirma.

Marcelo Assumpção apresenta, durante o programa Pesquisa Brasil, uma trilha sonora inspirada na rotina desafiadora dos pesquisadores brasileiros.

Programação Musical:
Lança Perfume – Rita Lee
Refazenda – Gilberto Gil
Águas de Março – Elis Regina e Tom Jobim
Tic Tac do meu coração – Carmen Miranda
Casa no Campo – Elis Regina

Apresentação: Mariluce Moura e Celso Filho
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e Montagem: Beto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2013/06/Pesquisa-Brasil-41-Terremotos.mp3]