novo olhar

Sob novo olhar

The Metropolitan Museum of ArtCenas da vida de São João Batista, de Francesco GranacciThe Metropolitan Museum of Art

Proteínas, enzimas, anticorpos não servem apenas para diagnosticar doenças. Podem ajudar também a identificar os materiais utilizados em pinturas, esculturas ou mesmo roupas antigas, facilitando a avaliação de sua autenticidade, a compreensão de sua importância histórica e a aplicação de técnicas mais adequadas de preservação. Pesquisadores do Metropolitan Museum of Art (MMA) e da Universidade Columbia, ambos em Nova York, começaram a usar essa abordagem, complementando-a com outras já usadas habitualmente, para detectar, por exemplo, se as colas usadas em quadros antigos são proteínas ou polissacarídeos (açúcares). Estão vendo também se existem camadas de óleo em uma pintura a têmpera, à base de gemas de ovos. Agora está um pouco mais claro que o pintor renascentista Francesco Granacci usou têmpera de ovo, óleo e pigmentos de ouro para fazer Cenas da vida de São João Batista em 1506-7.