guia do novo coronavirus

Brasil

Soja identificada em 30 segundos

Metodologia desenvolvida no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possibilita em apenas 30 segundos, sem necessidade de repetir a análise, diferenciar as sojas transgênica, normal e orgânica. A caracterização dos diferentes cultivares do grão é importante para obter a certificação da origem do alimento, exigência feita por vários países importadores do produto.

A China, por exemplo, um dos maiores compradores mundiais, não permite a entrada de transgênicos em seu território. Pelo novo método, o extrato de isoflavonas, substâncias existentes na soja, é analisado no espectrômetro de massas, equipamento que permite visualizar com precisão o universo molecular. A partir de um marcador químico, o equipamento faz a diferenciação dos cultivares.

O resultado é apresentado na tela do computador por meio de gráficos e dados estatísticos. A principal vantagem da nova metodologia, apontada pelos pesquisadores envolvidos no estudo, é que ela dá uma resposta direta, sem margem para dúvida. A técnica em uso atualmente, que utiliza a biologia molecular, pode gerar um resultado “falso positivo”, o que exige nova análise para confirmação.